segunda-feira, 10 de maio de 2010

Briefing

Primeiro, o que é um briefing?

É um documento onde consta todas as informações coletadas do cliente para começar a pensar e planejar um determinado projeto.

Briefing é o começo de tudo, é aonde se dá o ponta pé inicial para a criação de uma campanha ou o desenvolvimento de um projeto, ele deve passar todas as informações necessárias para começar o projeto.

O que deve conter um briefing?

Não deve conter apenas o que o cliente te passa mas também o que o profissional de atendimento percebe sobre ele, tudo que possa ajudar a desenvolver o projeto. Muitas vezes o cliente não vai te falar o verdadeiro problema dele, mesmo que ele saiba! Porque ninguém gosta de falar mal do seu próprio negocio! Então é importante que o atendimento perceba tudo que ele ache interessante para passar a toda sua equipe, isso é que diferencia um bom atendimento dos outros!

Como fazer um briefing?

Não existe um modelo de briefing correto, cada profissional deve escolher o tipo de briefing que faz ele passar as informações da melhor forma possível.

É importante o briefing falar sobre o produto, fazer uma passagem pelo mercado que aquele cliente participa, o que está acontecendo e etc, quais os objetivos do projeto ou o que a campanha deve causar no cliente, uma boa definição do publico que o projeto deseja alcançar, a idéia principal, os demais detalhes e todas as obrigações, verba e todos os prazos.

Acredito que se você seguir essa linha o seu briefing vai estar no caminho certo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário